Livros que deram filmes #1 – Orgulho e preconceito

O primeiro filme que vi em 2014 foi… (suspense)… Orgulho e Preconceito! Para dizer a verdade, já o tinha visto há uns anos, no cinema, quando estreou em Portugal. Mas na época, talvez também pela idade que tinha, não assimilei bem o filme. Juntando isso ao facto de não ter lido o livro na altura, vários pormenores acabaram por me passar. Agora, depois de ter lido o livro em Dezembro, percebo porque não gostei muito na altura… Mas vamos por partes.

Tentei ler o livro várias vezes ao longo dos últimos anos. Lia 30, 40 páginas no máximo, e logo perdia a motivação. Ao fim de tanta insistência de uma amiga, fã incondicional de Jane Austen, decidi que tinha de ser mais persistente. Ao início foi uma leitura difícil, às vezes parecia que a história não avançava muito. Culpo também a edição que estava a ler, muito má por sinal, que tinha gralhas atrás de gralhas (exemplos: “cagalos” em vez de “cavalos” ou “de qae daria um bile” em vez de “da qual daria um baile”), linhas muito juntas e diferentes tipo de letra na mesma página. Depois fui-me habituando a Jane Austen e foi impossível não ficar fã do Mr. Darcy ou não ver um pouco de mim em algumas personagens (quantas vezes não antipatizamos com alguém por motivos que depois se revelam infundados?). Algumas personagens são mesmo apaixonantes.

Já o filme foi precisamente o contrário! Se não tivesse lido o livro, não teria percebido algumas passagens entre cenas, tão rápida foi essa transição… É o caso do casamento do Wickman (não vou dizer com quem para não ser spoiler!!!). Por outro lado, a cena em que a Lizzy finalmente reconhece os seus sentimentos ficou lindíssima no filme e é prova de que, por vezes, as imagens valem mais que mil palavras! Ainda assim, continuo a não ser fã da Keira Knightley, a actriz que faz de Lizzy no filme.

Por falar em imagens, não posso deixar de falar dos figurinos e dos cenários deste filme. Achei-os muito reais. São cerca de duas horas que valem a pena, basicamente! Poderá não ser O filme, mas será um bom filme para vocês certamente…

Classificação do livro
4/5

Classificação do filme
7/10

Anúncios

9 thoughts on “Livros que deram filmes #1 – Orgulho e preconceito

    • Esta adaptação deixa um pouco a desejar, justamente por ter algumas transições muito rápidas!
      Tenho sempre receio de ver versões mais antigas, mas 1995 também não é tão antigo assim 😛

    • No fundo eu não desgostei do filme, mas acho que para a duração do filme algumas partes deviam ter sido mais aprofundadas!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s