[TAG] Resoluções literárias para 2014!

É a primeira vez que vou responder a uma tag… Aliás, só descobri o que isto queria dizer na blogosfera literária há muito pouco tempo! Vamos a ver como me saio!

Esta tag descobri-a no blog Little House of Books, da Catarina S., e consiste em responder a 12 questões, de preferência relativas a 2014. Ei-las:

1. Um autor que nunca leste e queres ler.
António Lobo Antunes.
Eu bem tento, mas nunca estou in the mood. Tenho vários dele: Auto dos danadosExplicação dos pássarosMemória de elefante, Ontem não te vi em Babilónia Os cus de Judas.
Aconselham algum destes?loboantunes

2. Um livro que queres muito ler.
Madame Bovary, do Gustave Flaubert.
Mas a edição que tenho tem as letras tão pequeninas que acabo por desistir logo. A ver se é desta…
Acho que também há o filme. Depois será um caso a analisar!

madame bovary

3. Um clássico que queres ler.
Anna Karenina, do Tolstoi.
Tenho de o comprar primeiro. É daqueles livros que têm que ser nossos, e não emprestados por um amigo ou pela biblioteca. São para ler com calma…
De preferência, gostava mesmo de comprar esta edição da Civilização, até porque não está muito cara na Fnac e porque adorei a edição que tenho da Jane Eyre.

9789722636186

4. Um livro que queres reler.
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado.
Releio-o todos os anos e este, espero, não será excepção!

gat

5. Um livro que tens há séculos e queres finalmente ler.
Curiosamente, e apesar de não serem nada o meu género, tenho alguns romances que me foram oferecidos nos meus aniversários anteriores ou noutras ocasiões quaisquer e que continuam à minha espera na estante (isto há anos!). São eles: Nicholas Sparks, Nora Roberts e Danielle Steel.

9789722323970

6. Um livro gigante que queres ter a coragem para ler.
A filha do Capitão, do José Rodrigues dos Santos.
Não sei se será o melhor dele, mas é o que tenho 😛
Outro que também me suscita curiosidade mas cujo tamanho me assusta é O Equador, do Miguel Sousa Tavares.

9789726629948

7. Um autor que já leste e queres voltar a ler.
Tantos…
Jane Austen. Charlotte Brontë. Dorothy Koomson.

1530436_1445627912332374_1580755073_n

8. Um livro que te ofereceram no Natal e que queres ler.
Ora, o único que me ofereceram no Natal de 2013 eu já o li (A Guerra dos Tronos) e penso que dos Natais anteriores também. Mas tenho um do meu aniversário de 2013 que ainda não li: O espião português do Nuno Nepomuceno.

O Espião Português

9. Uma série que queres ler, do primeiro ao último livro.
Hunger Games., de Suzanne Collins. Porém, e como quero evitar ao máximo comprar livros novos quando tenho tantos na estante, não sei se isto não ficará para 2015…

IMG019

10. Uma série que já começaste e queres terminar.
Tenho duas. Em primeiro lugar, a 1Q84 do Murakami. Já li o volume I e o II, mas não fiquei grande fã e, por isso mesmo, ainda nem sequer comprei o volume III. Mas agora também estou curiosa para ler o final… Depois, e porque é impossível resistir depois de ler o primeiro volume, As crónicas de gelo e fogo, do George R. R. Martin. No caso do Murakami, e como se trata apenas de um só livro, talvez o faça ainda em 2014. Com o George R. R. Martin já é praticamente impossível… Mas pelo menos continuá-la gostava.

9789724621081_1346509699

11. Quantos livros queres ler em 2014?
O meu objectivo para este ano é ambicioso. 50! Mas atenção que nestes 50 estou a incluir pequenos contos também. Se conseguir, muito bem, se não conseguir, muito bem na mesma. Importa mais a qualidade que a quantidade, e como este ano quero investir em livros maiores e mais complexos…

12. Mais algum objectivo literário que queiras partilhar?
Em 2014, gostava de me dedicar mais a livros que depois deram origem a filmes. Tenho imensos na estante e é uma forma de cruzar literatura e cinema. Pelo menos uma vez por mês gostava de o conseguir fazer…Forrest_Gump_poster

E a primeira tag já está 🙂

15 thoughts on “[TAG] Resoluções literárias para 2014!

  1. Temos algumas coisas em comum Silvéria. Também devia ler Lobo Antunes mas acho que ainda não é este ano. Recomendo-te Os Cus de Judas…o meu namorado adora o livro e está sempre a pressionar-me para o ler. Sei que a Cláudia do A mulher que ama livros também gosta muito dele.
    Quero experimentar Murakami este ano apesar de suspeitar que não vai ser muito a minha praia:P Já li o Madame Bovary e acho que não é dos clássicos mais fáceis mas mesmo assim vale a pena lê-lo:) Beijos e boa sorte para as tuas leituras

    • Pois, Lobo Antunes ainda não foi bem a minha praia… apesar de ter amigas que adoram. Talvez seja uma questão de forçar um bocadinho até me habituar ao estilo. Foi o que me aconteceu com o Cem anos de solidão, por exemplo. No início foi quase um sufoco, depois de o terminar até que comecei a gostar 🙂
      O Murakami tem mais fama que outra coisa. Pelo menos eu acho. Dizem sempre que ele é um dos fortes candidatos ao Nobel… eu não lhe daria Nobel nenhum! E dizem também que são os típicos livros de que os jovens gostam. Pois eu cá não me identifiquei lá muito…
      No Madame Bovary agrada-me logo o título. Lá está, às vezes vamos com as expectativas muito altas e nunca se sabe…

      Obrigada 😀

    • Sobretudo em relação à Dorothy Koomson sou muitooo suspeita, porque já li praticamente tudo dela e gostei de tudo!!!
      Gostaste do que já leste de Hunger Games?

      • Dorothy é das minha favoritas. Dei 3* a dois e essa foi a cotação mais baixa que lhe dei. Mal posso esperar pela tradução no novo *.*

        Só li o primeiro mas viciei completamente. É muito melhor do que esperava, considerando que eu e YA temos uma relação complicada 😛

        • Só me falta mesmo “A praia das pétalas de rosa”… a ver se o compro este ano algures numa alfarrabista!

          A julgar pelos filmes deve mesmo valer a pena, até porque os livros, regra geral, são ainda melhores que os filmes!

  2. Quanto a José Rodrigues dos Santos, já li imensos mas esse nunca me despertou atenção, não sei se será dos melhores. Por sua vez, O Equador deves ler, é fabuloso. Só o li há dois anos, mas fiquei completamente rendida 🙂

    • O próprio Miguel Sousa Tavares é uma pessoa que ora diz coisas com as quais concordo bastante, ora odeio o que ele defende… isso depois passa muito para a opinião que temos dele enquanto escritor!

  3. Olá Silvéria, existem muitos, mesmo muitos livros que deram filmes, vou procurar filmes que deram livros, no entanto existem livros que não são filmes, mas que inspiraram filmes,
    Posso daqui em diante fazer uma lista da minha selecção =D

    Beijinhos
    Gil

  4. Recomendo muito a série Os Jogos da Fome..
    E este ano também quero muito ler Anna Karenina.. A ver se ganho coragem..
    Gostei das tuas escolhas..
    Beijinhos*

    • E é uma série cujos livros até nem são tão grandes quanto isso. Nem são dos mais caros! É um caso a estudar… Depois de ter pegado na Guerra dos Tronos essa parece canja 😉
      Anna Karenina já me avisaram que só custa no início. Depois custa é parar!

Deixe uma Resposta

