[Filme] O mordomo

Sou uma defensora dos direitos humanos, da igualdade entre raças, etnias, orientações sexuais, entre outros, e por isso não é de admirar que o trailer do filme O mordomo me tenha cativado. Este filme baseia-se (livremente) na história verídica de um mordomo da Casa Branca, que por lá trabalhou durante 34 anos e que “atravessou” vários Presidentes americanos, isto numa época conturbada nos Estados Unidos.

Do que mais gostei neste filme foi mesmo do actor Forest Whitaker, que desempenha o papel de Cecil Gaines, o mordomo do filme que antes de ser mordomo da Casa Branca (cargo onde ganhava muito menos que os outros funcionários brancos da Casa Branca) passou por diversos contratempos na vida, como a morte do pai à sua frente e à destruição, embora noutro sentido, da sua mãe. Também por esse motivo, Cecil queria um estilo de vida mais calmo, sem lutar pelo que considerava justo, tudo para não arriscar a própria vida, algo que também incutia aos seus filhos.

Neste filme, temos também a Oprah Winfrey, que faz de esposa do mordomo, e que é sempre aquela figura simpática, e ainda a Mariah Carrey, mãe de Cecil.

Estava à espera de um filme mais dramático, mais intenso, mais enervante. Desiludiu-me o facto de as personagens não serem tão arrebatadas como estava à espera. Mesmo assim, é um bom filme. Talvez não o melhor de 2013, mas 2013 também não foi o melhor ano de todos no que ao cinema diz respeito.

Classificação:
6/10

Anúncios

5 thoughts on “[Filme] O mordomo

  1. Mais do que uma biografia de Cecil Gaines (que na vida real se chamava Eugene Allen), gostei do retrato simples dos Estados Unidos da América que foi sendo feito.. é um bom filme, sim 🙂

    • Gosto de filmes que retratam realidades que já não vivemos (pelo menos nos países com que mais lidamos), mas que são capazes de nos irritarem, de nos fazerem perguntar como é que era possível ser assim, como é que o ser humano pode ser mentalmente tão limitado, por vezes. E a questão racial é um desses casos! Só queria era ter visto essa causa defendida ainda com mais força. Só faltou isso!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s