[Filme] Celda 211

(Obs: Se estiver grávida, não veja este filme!)

celda2111

Este filme foge um pouco ao que eu tenho visto nos últimos tempos. Além de ser espanhol, tem o seu quê de violento (física e verbalmente), o que pode chocar os mais sensíveis. Eu não achei que fosse algo de insuportável, mas nem toda a gente que o assistiu comigo partilha da mesma opinião!

Em Celda 211 (Cela 211, em português), um guarda prisional, que deveria entrar ao serviço no dia seguinte, decide ir visitar a prisão para onde vai trabalhar para estar a par do que lhe espera. Acontece que nesse preciso dia acontece um motim na prisão e ele vê-se lá no meio, tendo de fingir ser também ele um recluso para conseguir sobreviver (conseguirá?). A juntar a isto, já de si complicado, acresce o facto de a sua esposa, grávida já de vários meses, estar a assistir a tudo de fora, através das televisões que acompanham o caso, e já podem imaginar que a reacção não foi das melhores.

Eu gostei da história justamente por não ser cliché. Por não ter o típico fim que todos pensariam. E também porque sendo em espanhol dá-nos sempre a conhecer termos e outros pormenores mais típicos de outra cultura que não os típicos filmes hollywoodescos. O facto de praticamente todo o filme se passar na prisão e nas suas imediações também é já de si uma realidade diferente. Depois também gostei de a páginas tantas me estar a meter no papel das personagens principais e a pensar se faria o mesmo no lugar delas.

Este filme ganhou oito prémios Goya. Eu cá acho que não foi à toa!

Classificação:
8/10

Deixe uma Resposta

