Maratonas literárias “Viagens (in)Esperadas” #1 – Os meus objectivos

1521653_1453204748241357_1261810364_n

No final de 2013 participei, pela primeira vez, numa maratona literária, organizada pela Silvana (do blog Por detrás das palavras) e pela Catarina (do blog A sonhar de olhos abertos). Gostei tanto da maneira como as coisas foram conduzidas que a páginas tantas eu própria já estava a dar ideias para maratonas futuras. As ideias que eu e outros participantes fomos dando não só foram aceites, como começam agora a serem postas em prática. Assim, começa à meia-noite de amanhã, dia 27, a primeira de uma série de maratonas literárias que se supõem mensais. O tema da primeira (escolhido por maioria no grupo criado no Facebook para o efeito) é “Livros escritos por autores que nunca leram” e, então, como isso é coisa que não me falta na estante, impus-me um desafio um pouco ambicioso: cinco dias, cinco livros (não muito grandes, mas cinco!).

1. Contos breves de Olinda P. Gil
Ganhei este livro num passatempo do blog da Silvana. Fiquei muito curiosa, até porque não conhecia a autora (neste mundo literário estamos sempre a aprender, como em tudo na vida, aliás!) e então, até porque se encaixa no tema da maratona, vai ser esta a minha primeira leitura.
23 de janeiro de 2014 (5)2. Fado de José Régio
É uma falha minha, mas a verdade é que não leio muita poesia. E outra falha é o facto de nunca ter lido José Régio, mesmo morando não muitooo longe da sua casa-museu, em Vila do Conde, casa essa que já visitei. Também é uma forma de me sentir menos mal pelos livros que já comprei em 2014!
Tenciono ler este livro de forma intercalada com os restantes!
23 de janeiro de 2014 (26)3. Heidi de Johanna Spyri
Bem, é um livro que dispensa apresentações. Mesmo que não o tenham lido, certamente que conhecem a história, nem que seja por alto. Uma leitura leve que acho que combina com o espírito de uma maratona!
O meu livro já é tão antigo (comprei-o numa alfarrabista) que de lado até já está a descolar!
23 de janeiro de 2014 (33)4. As aventuras de João sem medo de José Gomes Ferreira
Para vos ser sincera, não faço ideia do que me levou a escolher este livro para esta maratona!! Olhei para a estante e achei que se enquadrava, sem grandes conhecimentos sobre ele. A ver vamos se foi um palpite certeiro!
23 de janeiro de 2014 (31)5. O monge que vendeu o seu Ferrari de Robin S. Sharma
Este livro foi-me aconselhado por uma pessoa que admite que não gosta muito de ler, mas que gostou deste livro. Já mal me lembrava que o tinha, para ser franca. Sei que o comprei com a revista Sábado há vários anos, e a julgar pela informação que o próprio livro traz deve ter sido em 2006… Parece-me uma coisa assim no âmbito da auto-ajuda, mas a ver vamos!
26 de janeiro de 2014 (3)Optei por escolher livros mais pequenos e não muito difíceis de ler. Acho que dá mais ritmo à coisa ler vários livros pequenos do que apenas um maior! E se nesta maratona houver desafios como os que existiram na maratona de Dezembro é preferível ler vários livros diferentes 😉

Objectivo:
5 livros
104 + 120 + 312 + 170 + 218 = 924páginas

13 thoughts on “Maratonas literárias “Viagens (in)Esperadas” #1 – Os meus objectivos

Deixe uma Resposta

