[Filme] Jane Eyre (2011)

jane-eyre-2011

A minha opinião sobre este filme pode resumir-se da seguinte forma: é, muito provavelmente, uma das piores adaptações que eu já vi de um livro para o cinema. Ou até mesmo a pior!

Depois deste resumo, se ainda continuarem a ler isto, passo a explicar-vos porquê que detestei tanto este filme:

1. De uma maneira geral, é um filme parado, entediante, sem acção nenhuma que nos faça prestar atenção ao filme. Para terem uma ideia, demorei seis noites a ver este filme, pois de todas as vezes adormecia ao fim de uns 15 minutos. Mas sou forte e insisti!

2. No livro, a história é contada por ordem cronológica. Já no filme, recorreram a constantes trocas entre o presente e o passado, mas essas trocas não estão perceptíveis!!!

3. Quem leu o livro sabe que a personagem Jane Eyre é simplesmente fascinante. No filme, temos uma Jane tão sem sal que apetece abaná-la. Mesmo o Mr. Rochester não corresponde ao Rochester do livro. Não que no cinema tivesse de ser igualzinho, simplesmente é muito diferente e sem sentido!

4. Há partes maravilhosas no livro, que resultariam bem no cinema, que simplesmente não fazem parte do filme. É o caso da relação da Jane com a tia ou dos tempos que passou em Lowood. São aspectos que influenciam o carácter da personagem principal e não entendo como podem menosprezar isso no filme.

5. Eu, se não tivesse lido este fantástico livro, nunca entenderia o filme. Confuso, sem graça. Que personagens tão mal aproveitadas, meu Deus!

Lamentavelmente, conheço outras pessoas com a mesma opinião. Diminuiu o peso da minha consciência por estar a denegrir tanto a imagem de um filme que aparece cotado no IMDb com 7,4. Só se aproveitam mesmo os cenários e os figurinos!

Classificação:
4/10

Anúncios

9 thoughts on “[Filme] Jane Eyre (2011)

  1. Concordo Silvéria. Não gostei muito desta adaptação. Para mim o pior mesmo é a personagem Jane que é retratda como uma pessoa sem espirito e opiniões marcadas. Recomendo novamente a série da bbc de 2009. O enredo pode não estar totalmente fiel mas a ruth wilson e o toby stephens captaram bem as essencias da jane eyre e do mr.rochester. Beijos

    • Esta versão de 2011 é mesmo horrível, uma verdadeira ofensa aos fãs de Jane Eyre! Às vezes mais vale eu “perder” o meu tempo a ver coisas mais antigas! Apostamos nas recentes a pensar que são melhores e depois pimba…

    • Tenho mesmo de ver antes essa série, é que este filme é uma vergonha… Que Jane Eyre mais insossa, credo! Só de pensar até tenho uma reacção alérgica 😛

      • Eu vi a série antes de ler o livro e depois repeti a dose depois de ler o livro. Só mudam um pormenor no fim relacionado com o Rochester (o que é compreensível 😉 )

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s