[Filme] 12 anos escravo

12_years_a_slave_soundtrack

Este filme deixa-me um pouco indecisa. Se, por um lado, o tema é uma coisa que mexe comigo, que me dá nos nervos, que me dá voltas ao estômago e que nunca vou entender porque simplesmente não entendo o racismo, por outro lado estava à espera de um filme diferente de todos os outros filmes que já vimos sobre escravidão. E não o é.

Está certo que desta vez se trata de um homem livre que é feito escravo por ser negro e que se vê obrigado a esconder os seus atributos (nomeadamente o facto de saber ler e escrever) para sobreviver durante os 12 anos em que esteve a levar chibatadas e a trabalhar sem parar. E está certo que é baseado numa história verídica. Mas falta-lhe ali algo que o faça ser diferente! Faz-me lembrar O mordomo, que também precisava de algo mais para poder dizer que é um dos maiores filmes de sempre.

A verdade é que às vezes ouvimos falar tanto de um filme, criamos expectativas tão altas, e depois a realidade não corresponde ao que imaginávamos…

A única personagem que me marcou mesmo foi o próprio Solomon Northup (interpretado por Chiwetel Ejiofor, que participou no Love actually, onde fazia par com a Keira Knightley, mas que eu não estava a reconhecer) e acho que era preciso mais para se justificar tanto alarido à volta deste filme… mas isso sou eu que acho, claro!!!

Classificação:
7/10

3 thoughts on “[Filme] 12 anos escravo

    • Há quem adore. Eu, pessoalmente, acho que é apenas mais um filme sobre escravos que se enquadra bem nos gostos de Hollywood!

Deixe uma Resposta

