[Livro] “O espião português” de Nuno Nepomuceno

(Este foi o terceiro livro que li no âmbito da segunda Maratona Literária Viagens (In)Esperadas.)

O Espião PortuguêsParti para este livro com algumas expectativas: primeiro, porque o livro me foi oferecido por uma pessoa muito querida para mim e queria gostar dele; depois porque, tal como podem ver na capa, este livro recebeu o Prémio Book.it 2012 e há sempre aquela tendência para achar que se recebeu um prémio é porque é bom. Mas este livro tem um problema… só depois de termos chegado mais ou menos a meio é que começamos a ficar mesmo dentro da história, a simpatizar com algumas personagens e a odiar tanto outras que, pessoalmente, cheguei ao ponto de começar a falar sozinha, tipo “olha que filho da mãe”.

Resumidamente, este livro é um thriller (confesso que não é um género literário do qual eu conheça muitos exemplares portugueses) que conta a história de André Marques-Smith, funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros português e que, em paralelo, é espião da Cadmo, tal como já foram os seus pais. É, portanto, um homem com vida dupla, sendo que neste livro, além do paralelismo funcionário exemplar vs. espião, temos um André apaixonado por uma mulher que é uma bitch.

A missão de André é encontrar as quatro partes de uma arma, algo ainda mais difícil porque uma outra agência quer fazer a mesma coisa. Pelo meio, André vai perceber que os seus amigos/colegas espiões podem não ser tão confiáveis assim e vai perceber que a sua própria família lhe esconde algo terrível (e esta parte sim, para mim foi ainda mais mirabolante que o facto de termos espiões enfiados no MNE português, mesmo isto sendo um livro de ficção).

Como ponto positivo aponto o facto de os diálogos serem muito reais, sobre coisas do dia-a-dia como “vai pôr a mesa” e de fazer referência a várias marcas, programas de tv e outros aspectos tipicamente portugueses, bem como filmes ou músicas que existem e que podemos ir ver/ouvir.

O final pareceu-me um pouco em aberto, mas depois percebi que a intenção do autor é escrever uma trilogia, então está perdoado e, mesmo não tendo ficado como um dos meus livros preferidos, vou procurar ler a continuação se ela entretanto aparecer! Podem ver mais informações no site do autor.

Se o livro tivesse sido mais empolgante desde o início, certamente dar-lhe-ia uma classificação melhor!

Classificação:

3estrelas

Anúncios

One thought on “[Livro] “O espião português” de Nuno Nepomuceno

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s