Top 5: Maus hábitos literários

1904249_543270962438737_56064226_n

Vi no These moon reads um post da Catarina sobre os seus cinco piores hábitos literários. Nunca tinha parado para pensar na questão, mas a verdade é que tenho estas manias, sem qualquer ordem específica:

1. Não consigo ler em silêncio
Sei que a maioria dos leitores são totalmente o oposto de mim, mas eu dificilmente leio sem barulho. Gosto de ouvir sons à minha volta (menos pessoas a falarem directamente para mim) e avalio a qualidade de um livro pela capacidade que este tem de me fazer abstrair dos ruídos envolventes!

2. Leio mais depressa um livro do meio para o fim
Acontece-me frequentemente isto: demoro dias a ler a primeira metade de um livro e a partir daí, talvez por ver o fim aproximar-se e querer chegar lá depressa, a segunda metade do livro vai numa tarde. Se conseguisse ler sempre a esse ritmo leria certamente o dobro!

3. Estou sempre a fazer contas mentais sobre as páginas que faltam
É que faço contas para tudo: para o fim do capitulo X, para o fim da parte Y, para o final do livro. E faço médias mentais, do género: hoje li 50 páginas e demorei uma hora, amanhã tenho duas horas livres e acabo o livro. Escusado será dizer que isso raramente sai como estimado!

4. Tenho mil e um cadernos onde faço apontamentos sobre as minhas leituras
Não adianta. Compro um caderno todo bonitinho, escrevo a primeira página com uma letra catita, as seguintes já com letra mais escangalhada, e depois acabo por parar de apontar.

5. Peso os livros de maior dimensão
Conhecem alguém que faça isto? Pois, eu também não!

10 thoughts on “Top 5: Maus hábitos literários

  1. kakaka adoro aquela do pesar o livro:) muito boa 🙂 a minha mãe é assim, pesa tudo.. mas nunca a vi a pesar livros hehehe Eu sou o oposto: não consigo ler com muito barulho e MUITO MENOS quando falam directamente cmg.. às vezes gostava de ser assim como tu 🙂
    * maryredhair *

    • Até acabei de pesar agora o meu livro da Anna Karenina, que tem 975g. Já pararam para pensar que às vezes andamos com 1kg na mala? E isto só a falar do livro, que fará das nossas outras tralhas 😉

  2. Olá 🙂

    Acho que este é o meu primeiro comentário aqui. Sou como tu em relação às contas com os livros. Também estou sempre ás páginas que faltam para terminar um capítulo e depois para terminar o livro 😉

    Bjs

    • Às vezes chego ao ponto de começar a ler em excesso de velocidade só para chegar à página X. Tenho de começar a controlar isso 😛

  3. Também sou como tu no facto de ler mais depressa a partir do meio do livro e de estar sempre a a fazer contas com as páginas, chega a ser cansativo quando não consigo atingir as metas que estabeleci, mas também não consigo deixar estes hábitos xD
    Nunca pesei livros, mas olha que é uma coisa interessante de se fazer com os grandalhões :b
    Beijinho!

    • Nunca conheci ninguém que também pesasse livros, mas a verdade é que é uma coisa que eu gosto de fazer e de até dizer ao mundo os resultados a que cheguei 😉 Do género: “ando aqui à rasca de um ombro porque trago na carteira um Anna Karenina que pesa 975g”. Quem mais sabe isto? Só eu 😛
      Isso de ler mais depressa a segunda metade do livro é psicológico, não há nada a fazer 😉

  4. Sem ser a última, que não costumo fazer isso.. de resto faço tudo como tu..lool apesar de ler em silêncio e com barulho.. não me faz grande confusão..
    Beijinhos*

    • Esta de pesar os livros só eu para inventar semelhante coisa!!! Este blog devia chamar-se “O peso dos livros” ou algo do género 😉 “Balança literária”… “Páginas Pesadas” 😛

Deixe uma Resposta

