Maratona Literária Viagens (In)Esperadas #3 – O meu plano

1521653_1453204748241357_1261810364_n

Já não é segredo para ninguém que estou completamente viciada em maratonas literárias e sobretudo nas maratonas organizadas pela Silvana e pela Catarina R. Já não há um dia em que não vá pelo menos espreitar o grupo no Facebook onde estas maratonas são debatidas e acho mesmo que se criou ali um grupo muito giro e onde são dadas opiniões muito específicas sobre diferentes livros e autores. Pois bem, para esta terceira edição (a correspondente ao mês de Março) destas maratonas temos não um, mas sim dois temas à escolha:

1. Ler livros escritos por autores que usaram pseudónimos (uma forma de assinalar o Carnaval, uma vez estes autores usam “máscaras” para nos dar a conhecer as suas palavras);

2. Ler livros escritos por autoras e em que a personagem principal seja uma mulher (esta é a nossa forma de assinalar o dia da mulher que se comemora em Março).

Assim sendo, para esta maratona escolhi os seguintes livros:

maratona 3 planoA filha da floresta, de Juliet Marillier, é o primeiro volume da trilogia Sevenwaters e já o ando a ler há dias a mais para o meu gosto, mas a verdade é que (ainda) não me identifiquei muito com esta história. Porém, como se enquadra no tema 2 decidi continuar a insistir nesta leitura, até porque a Silvana já me avisou que vai melhorando à medida que se o lê…

Uma questão de fé, de Jodi Picoult, também ele escrito por uma mulher e tendo uma mulher como protagonista, é a leitura mais leve (em termos de escrita) que escolhi para esta maratona e para equilibrar um pouco as coisas, até porque a minha terceira escolha foi…

… Shirley, de Charlotte Brontë, a quem me rendi assim que li Jane Eyre. Para quem não sabe, as irmãs Brontë tinham cada um o seu pseudónimo e, no caso da Charlotte, o seu outro eu chamava-se Currer Bell.

Acho que este é um objectivo um pouco ambicioso e cumpri-lo dependerá muito do quanto as histórias me conseguirem prender, mas a ver vamos!

3 thoughts on “Maratona Literária Viagens (In)Esperadas #3 – O meu plano

Deixe uma Resposta

