[Livro] “Uma questão de fé” de Jodi Picoult

Uma Questão de FéEste foi o terceiro livro que li desta autora, depois de Em troca de um coração e de O pacto (o primeiro é bem melhor que o segundo) e confesso que o menos empolgante dos três. Só o consegui ler mesmo porque Jodi Picoult tem uma escrita muito fluída, fazendo-me lembrar Dorothy Koomson, embora a considere de qualidade inferior… Porém, tenho que admitir que o tema deste livro é, no mínimo controverso. E não me admira nada que a própria autora tenha deixado bem claro no início do livro que o mesmo lhe trouxe problemas…

Neste livro, temos a história de Faith, uma menina de sete anos filha de Colin e Mariah White, que um dia, após regressar a casa com a mãe por se ter esquecido do fato do ballett, encontra o pai em casa com uma mulher que Faith não conhecia a sair do banho enrolada numa toalha. O casamento entre Colin e Mariah desfaz-se, como era de prever, até porque Colin já tinha traído Mariah sete anos anos antes, traição essa que levou Mariah a tentar suicidar-se e a ser posteriormente internada numa clínica psiquiátrica contra sua vontade. Desta vez, Faith não só assistiu a tudo, como começou a ter uma amiga imaginária que, imaginem só, era Deus numa versão feminina. A história depressa se propagou, Faith (é curioso que tenha este nome!) começa a ser alvo de atenções por parte dos media, começa a fazer supostos milagres (como ressuscitar a avó) e a ter dezenas de fanáticos religiosos à porta de casa. Também começa a desenvolver ferimentos e doenças inexplicáveis e o pai decide que quer a guarda dela. Parte da história desenvolve-se no tribunal, onde a vida destes três é escrutinada ao máximo. Parece uma novela, eu sei!

A história podia ser boa. Costumo gostar de livros que levantam questões sobre a religião, coisa que este faz, e de livros que nos fazem pensar “e se fosse comigo?”, o que este também fez, pois não sei como reagiria se houvesse um histerismo generalizado à volta da minha filha por parte da comunicação social e dos representantes de várias religiões. Mas Jodi Picoult não se saiu bem nesta tarefa e o que temos é um livro enfadonho, que eu demorei oito dias a ler (sim, oito, tal foi a seca que apanhei) e começo a sentir-me culpada por não ter desistido dele e ter gasto o meu tempo a ler algo mais interessante!

Classificação:

2estrelas

2 thoughts on “[Livro] “Uma questão de fé” de Jodi Picoult

Deixe uma Resposta

