[Livro] “Vasto mar de sargaços” de Jean Rhys

Atenção: contém spoilers para quem ainda não leu Jane Eyre!

vasto mar sargaçosAqui há uns dias, apercebi-me que de 34 livros que tenho da Biblioteca Sábado apenas li 3. Um resultado vergonhoso, eu sei! Então lá me decidi a pegar em alguns destes livros e o Vasto mar de sargaços chamou a minha atenção por ser uma história que se desenvolve em paralelo com Jane Eyre, de Charlotte Brontë, que li no início deste ano.

Este livro está dividido em 3 partes, sendo a primeira e a última narradas por Antoinette, “a louca do sótão” com quem Edward Fairfax Rochester era casado, e a segunda narrada (maioritariamente) pelo próprio Rochester. Começam por ser relatadas a infância e a adolescência de Antoinette, depois temos a visão de Rochester sobre o casamento e a sua falta de amor, ternura e afins pela esposa e, por fim, temos a visão de Antoinette sobre a sua passagem pelo sótão (uma parte tão pequena e a melhor do livro!).

Para ser sincera, este livro destruiu completamente a imagem que eu tinha de Mr. Rochester e fiquei com a impressão que ele era quase tão louco como a mulher (que, aliás, em Jane Eyre é chamada de Bertha, mas isso era como o marido lhe chamava, o seu nome verdadeiro era mesmo Antoinette). Se em Rapariga com brinco de pérola o criar de uma história por detrás de um quadro de um pintor holandês foi uma aposta ganha, neste caso foi quase um tiro no próprio pé tentar desenvolver a história de uma personagem secundária de Jane Eyre.

Um livro confuso, nada empolgante, e que destrói completamente a essência do maravilhoso clássico de Charlotte Brontë.

Classificação:

2estrelas

5 thoughts on “[Livro] “Vasto mar de sargaços” de Jean Rhys

  1. Este é realmente um livro que não quero ler por causa disso mesmo, do facto de mexer negativamente com personagens que eu gosto tanto:/
    Tens os livros todos? Quais já leste? Eu só tenho 2 ou 3 dessa colecção. Beijos

    • Tenho vários dessa colecção, mas não todos (os mais recentes, que nem sei quando saíram com a revista, não os comprei). Tenho desde “O nome da rosa” (Umberto Eco) a “A luz (Stephen King), passando por “O historiador” (Elizabeth Kostova… dizem que este é muito bom), “A sangue frio” (Capote), “O amante” (Marguerite Duras), “A casa dos espíritos” (Isabel Allende), “Os apanhadores de conchas” (Rosamunde Pilcher… estou muito curiosa em relação a este), o “Lolita”, “O Deus das pequenas coisas”, “Os filhos da meia notie”… Ui, só nesta colecção tinha leituras para meio ano ou mais!!!

      • Oi, achei seu blog procurando pelo livro Vasto Mar de Sargaços. Me interessei pelo fato de tratar de Rochester, que eu acho um personagem muito fofo. Não pude deixar de comentar sobre sua biblioteca. Aqui no Brasil o livro da Rosamunde Pilcher se chama “Os Catadores de Conchas” e é muito lindo! Adoro essa autora, e um dos personagens desse livro também aparece em outro, chamado “Setembro”.
        Em “Os Catadores” tem um poema belíssimo de Louis McNeice:
        “Setembro chegou, e é dela,
        Cuja vitalidade salta para o outono,
        Cuja natureza prefere,
        Árvores sem folhas e um fogo na lareira
        Assim, eu lhe dei este mês e o seguinte
        Embora meu ano inteiro devesse ser dela
        Que já tornou intoleráveis ou perplexos tantos de meus dias,
        Mas tantos tão felizes
        Ela que deixou um perfume em minha vida
        Que deixou minhas paredes sempre dançando com sua sombra,
        Cujos cabelos se entrançam nas minhas cataratas
        E toda Londres, alastrada de beijos recordados.”

  2. Olá minha linda. Acho que foi uma sorte não ter lido “Jane Eyre” antes deste… Fiquei curiosa, mas assim já levou uma dica: não ligar à imagem que é transmitida de Edward neste Mar da Sargaços! LOLOL
    Tentei ver o filme, mas adormeci.
    O outro de que falas, dela, espero que seja melhor ou, pelo menos, menos confuso.
    Beijocas

Deixe uma Resposta

