[Livo/Opinião] “A estranha vida de Nobody Owens” de Neil Gaiman

nobody owensResumidamente, este livro começa por contar a história de um bebé, cujos pais e irmã foram assassinados, que sobrevive às garras do terrível Jack e que vai parar a um cemitério, sendo adoptado por um casal de fantasmas, os Owens. Tem como tutor Silas, um ser que está algures entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos, que lhe arranja a comida de que o rapaz precisa (visto que, ao contrário dos restantes habitantes do cemitério, está vivo) e que faz a ponte entre o cemitério e o mundo lá fora. É nesse cemitério que o rapaz, a quem deram o nome de Nobody Owens (conhecido também por Bod), vai crescendo com o privilégio do cemitério, privilégio esse que o permite circular no tal cemitério de forma diferente do comum dos mortais. Lá vai fazendo vários amigos (fantasmas e outras criaturas), o que se vai mostrar muito importante ao longo da história. Será que o Jack já se esqueceu do rapaz que sobreviveu às suas garras? Ou continua à procura dele? Bem, terão de ler para o saber!
O que vos posso dizer é que apesar de ter gostado do livro, estava à espera de mais. Tudo por causa da fama que Neil Gaiman já conquistou. Ainda assim, reconheço que é uma boa obra para quem gosta de literatura infanto-juvenil que saia um pouco da realidade.
Do que mais gostei neste livro foi das ilustrações que antecedem cada capítulo, acompanhadas cada uma delas de uma citação, que praticamente nos preparam para o que vem a seguir. São muito bem conseguidas. A dimensão do livro é adequada para a história que conta, mas a dimensão de alguns capítulos deveria ter sido ajustada. Uns arrastaram-se mais do que era preciso e outros precisavam de mais qualquer coisa. 

Tal como a Cata (autora do blog/canal Páginas Encadernadas), que gentilmente me ofereceu este livro, mudaria o final de uma das personagens, a Scarlett, mas, quem sabe, talvez ela e Bod se voltem a reencontrar numa sequela que Neil Gaiman venha a escrever (isto sou eu a especular).

Inteligente da parte do autor (e máquina à sua volta, claro) foi o facto de ter publicado no youtube o booktrailer de The Graveyard Book (o título original deste livro), narrado por si, bem como todo o audiobook.

Classificação:
3.5estrelas

Advertisements

3 thoughts on “[Livo/Opinião] “A estranha vida de Nobody Owens” de Neil Gaiman

  1. As estrelas que contam são as azuis ou as brancas? LOL se for azuis, fico feliz por teres gostado; se forem as brancas, que pena que não tenhas gostado mais >.<

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s