Livros para ler em um dia #1 – “O voo da cotovia” de Kathryn Erskine

Por estes dias, estava eu a deambular pelo Youtube quando me deparei com um vídeo do Renan sobre um livro que no Brasil ficou intitulado “Passarinha”. Ora, em Portugal o termo “passarinha” nem sempre é desprovido de segundas intenções, então fiquei logo atenta ao vídeo do Renan para ver que raio o rapaz andava a ler 😉 Mas não é que a opinião dele despertou o meu interesse sobre o livro?

Em Portugal, este livro da Kathryn Erskine ficou traduzido como “O voo da cotovia” (o nome faz uma alusão a “Não matem a cotovia” de Harper Lee) e foi editado pela Presença. É um livro muito pequenino, ideal para se ler num dia (ou numa tarde de domingo, como eu fiz!) e trata a questão do autismo de uma forma simples e brilhante. Embora eu não tenha formação em psicologia para detectar eventuais falhas científicas, como leitora fiquei super rendida à história.

Em “O voo da cotovia” temos uma menina de 10 anos, que tem a síndrome de Asperger e que vive com o pai. A mãe faleceu quando ela era muito pequena e o irmão faleceu recentemente vítima de um tiroteio na sua escola. Esta parte do tiroteio, aliás, deriva da inspiração que a autora encontrou num massacre que houve na Virginia em 2007. A questão do tiroteio é só um ponto de partida para abordar a questão do luto numa família e em particular o luto por parte de uma menina cuja percepção das emoções está muito longe do que habitualmente conhecemos. É uma história deliciosa que eu aconselho vivamente sobretudo a quem gosta de crianças, a quem trabalha com elas e/ou aos profissionais da área da educação, da psicologia, da terapia da fala, etc.

Vou tentar trazer-vos mais sugestões de livros para ler em um dia em breve!

2 thoughts on “Livros para ler em um dia #1 – “O voo da cotovia” de Kathryn Erskine

Deixe uma Resposta

