[Opinião] “O Exorcista” de William Peter Blarry

6658202O livro “O exorcista” quase dispensa apresentações. Para além de já imensa gente ter visto o filme (1973), o próprio título do livro, a juntar à capa, dão grande spoiler para a história em si! Claro que temos um exorcismo feito por um homem!

Mas o que choca mais nesta história, a meu ver, é o facto de a exorcizada ser uma menina de 10 anos, que vivia apenas com a mãe e alguns empregados, visto que os pais estão divorciados. Dá aquela sensação que a menina está mais fragilizada por viver longe do pai, mas nunca se chega a perceber bem isso.

Saliento também o facto de esta família não ser, de todo, religiosa, mas submetem-se a rituais associados à Igreja Católica na tentativa de salvarem a criança.

Com este livro descobri o porquê de não ser grande fã de livros de horror/terror, embora seja dos filmes. Nos livros, demorámos imenso até chegar ao clímax. No caso d’O Exorcista, por exemplo, temos um livro com quatro partes. Na primeira parte, a mãe da menina (Regan) começa a ver alguns comportamentos estranhos nela. Aparecem também algumas personagens que se tornarão mais importantes mais à frente. Na segunda parte, a mãe da Regan leva-a a vários médicos na tentativa de procurar uma explicação científica para os seus comportamentos. Na terceira, já desesperada, recorre a um padre, vendo o exorcismo como último recurso. E só na quarta parte, a mais pequena de todas, o exorcismo efectivamente acontece. A sério que li um livro inteiro para só ter algumas páginas assim de mais acção?!

Nos filmes de terror, nomeadamente n’O Exorcista, há mais acção, é mais fácil ver ali o que efectivamente mete medo e não é à toa que este é daqueles filmes de terror que mais gente viu! Por isso mesmo, e apesar de já ter visto o filme uma meia dúzia de vezes, o livro leva de mim apenas 3,5 estrelas 😉

Advertisements

One thought on “[Opinião] “O Exorcista” de William Peter Blarry

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s