[Opinião] “O grande amor da minha vida” de Paullina Simons

jardim AlfazemaHá histórias que nos consomem. Esta é uma delas. É, muito provavelmente, o livro mais forte que já li. Peca por ser demasiado grande para o que quer transmitir (e daí as 4* que lhe dei e não 5), mas, mesmo assim, não deixa de ser óptimo.

“O grande amor da minha vida” (título que, aliás, podia ser de outro romance qualquer) retrata a história de Tatiana e Alexander, ela uma rapariga como tantas outras que vivia em Leninegrado durante a II Guerra Mundial e ele um soldado do Exército Vermelho que acabam por se apaixonar. Acontece que Alexander encontrava-se numa relação com Dasha, irmã de Tatiana… e Tatiana prefere magoar-se do que magoar a irmã.

Mas desenganem-se os que pensem que este livro é simplesmente um romance. É muito mais que isso. É uma história de amor (entre homem-mulher, entre amigos, entre familiares), uma história de guerra, de pobreza, de morte, de sofrimento. As personagens vão amadurecendo e quase todas elas nos vão provocando sentimentos contraditórios.

É curioso ver como a Tatiana vai de menina a mulher, de frágil a sobrevivente. E como o Alexander, por detrás daquele perfil austero de soldado, se derrete pela pequena Tatiana. Mas, para além disso, “O grande amor da minha vida” é um retrato da sociedade russa nos anos 40, do desconhecimento das pessoas em relação à situação em que se encontravam. E uma demonstração de como o mundo é dos mais fortes.

É daqueles livros que marcam. Posso ter demorado algumas semanas a lê-lo, mas essa demora prende-se precisamente com o impacto (eu diria mesmo impacte) que ele provocou em mim. Aconselho vivamente e é certinho que vou ler o segundo volume desta trilogia não tarda!

4 thoughts on “[Opinião] “O grande amor da minha vida” de Paullina Simons

  1. Este é outro dos livros que me tem deixado curiosa (aliás toda a trilogia) mas o mais provável é tentar lê-la em ebook (se tal andar pelas internets do mundo eheheh). E agora depois de ler a tua opinião está sem dúvida, colocada nas trilogias para ler em breve (vamos lá ver se será em 2015).
    Há tanto que gostava de ler…
    Beijinhos

    • Coragem! O livro é grande, mas vale a pena! Alerto apenas para o facto de que este livro exige a presença de alguns lenços de papel 😛

  2. Não confia nem a autora, nem a trilogia. Mas agora tenho de conhecer e ler!E sim há tento para ler…! Obrigada Silvéria pela opinião sincera! Vou de certeza adicioná-lo à minha lista de leituras!

Deixe uma Resposta

