[Opinião] “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” de Luis Sepúlveda

CCA4_LP_F02_XP8_dupLayoutQuem acompanha aqui o blog ou o canal já me ouviu dizer que um dos meus livros preferidos (e aquele que li mais vezes) é “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” do Jorge Amado. É que gosto de tudo. Gosto das ilustrações, acho a história um amor, o que levou o autor a escrever essa história também me enternece e não consigo apontar-lhe um defeito.

Posto isto, não é de admirar que este livro do Luis Sepúlveda, cujas personagens principais não são muito diferentes das do livro do Jorge Amado, me tenha chamado a atenção. Li-o no Kobo e nem por ser a preto e branco as ilustrações perderam o valor.

O título do livro já conta grande parte da história. Não é comum vermos um gato a cuidar de uma gaivota e as condições em que tal acontece são muito particulares. É uma história de companheirismo, de responsabilidade, de trabalho em equipa, de amor e de aceitação da diferença. É daqueles livros que se deve ler às crianças vezes sem conta. Não é à toa que já ando à procura de um exemplar em papel para mim!

Ainda assim, continuo a preferir “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, talvez porque envolve um leque de personagens mais diversificado e porque temos uma história de amor noutro sentido.

One thought on “[Opinião] “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” de Luis Sepúlveda

Deixe uma Resposta

