[Opinião] “O clube dos poetas mortos” de N. H. Kleinbaum

(Hoje é, definitivamente, o dia de pôr as opiniões em dia. E tanto escrevi que nem reparei que me faltava aqui uma opinião bastante atrasada e que eu até já tinha escrito e não publicado vá-se lá saber porquê… ei-la)

Geralmente, são os livros que são adaptados ao cinema. Neste caso, segundo pude apurar depois que terminei a leitura deste livro, foi o livro que foi lançado anos depois do filme, tendo como base o seu guião. Depois de saber deste pormenor, e tendo em conta que vi primeiro o filme e só tempos depois soube que existia o livro, não me admirei que só me tivesse apetecido dar três estrelas a esta obra de Kleinbaum (Conhecem? Eu também não. E até pensei que era um homem).

Apesar de ser um livro curto, pouco desenvolvido e no qual a autora podia ter aproveitado para explorar até aspectos não valorizados ou não mostrados no filme, não deixa de ser um livro razoável, embora muito menos marcante que o filme. É capaz, contudo, de nos fazer reflectir sobre o poder da poesia, a importância de aproveitar o momento e sobre os efeitos (muitas vezes nefastos) da pressão da família e da sociedade para enveredarmos por determinado caminho.

O final, a meu ver, é o ponto fraco do livro e podia ser precisamente a sua melhor parte. Ainda assim, não deixa de ser um livro de fácil leitura. Eu diria mesmo que numa tarde ficam a conhecê-lo!

Deixe uma Resposta

