[Opinião] “Amy & Mattew” de Cammie McGovern

Cammie McGovern - Amy & Mattew

Demorei vários dias a processar o que li neste livro… Tenho lido livros com histórias relativamente pesadas e uma pessoa chega a um ponto em que é totalmente absorvida pelos diferentes personagens com que se depara!

Se não estou em erro, este livro ainda não foi lançado em Portugal. Ficou Amy & Mattew no Brasil e o original tem como título Say what you will. Não resisti a esta capa brasileira… Na verdade, não resisti a muita coisa neste livro…

Um pouco à semelhança do Por lugares incríveis de que já vos falei aqui, também Amy & Mattew tem como personagens principais dois jovens adolescentes (chamados Amy e Mattew, claro, bem ao estilo de Eleanor & Park) que frequentavam a mesma escola e cujos caminhos se cruzam da forma mais estranha possível.

Amy tem paralisia cerebral e Mattew um transtorno obsessivo-compulsivo. Isto assim dito numa frase parece algum tipo de preconceito da minha parte ou, no mínimo, uma visão redutora. Mas não, este é apenas o ponto de partida da história. Uma história tão pesada, tão dura. Estes jovens vão amadurecendo juntos, o sentimento que os une vai crescendo, mas muito fica por dizer, como tantas vezes acontece. Este livro é a prova de que gostar apenas não basta e que muito se perde pelo que não é dito.

É daqueles livros que dariam um excelente debate numa escola e que talvez fossem mais apreciados que os clássicos da literatura portuguesa que nos obrigam a estudar na adolescência e para os quais não estamos mentalmente preparados nem motivados. Mostra-nos como a diferença nem sempre é limitadora em determinados aspectos (Amy comunicava através de um “computador falante”, mas tinha um belíssimo QI, por exemplo) e como tantos de nós, aparente e fisicamente “normais”, podemos esconder os maiores segredos.

É um livro que fala da pressão da família ou da falta dela. Que fala da empatia automática que tantas vezes existe entre duas pessoas. É um YA assim bem a puxar para o adulto e espero sinceramente que Portugal aposte nele!

4 estrelas 🙂

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s