[Opinião] “O olhar do dragão” de Álvaro Magalhães

Álvaro Magalhães - O olhar do dragão

Li tantos livros desta colecção (e outros do género) quando me tornei uma verdadeira leitora (aí por volta dos meus 11/12 anos), que volta e meia sinto saudades e lá pego eu num deles. Eu diria mesmo que devo muito a autores como Álvaro Magalhães, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, R. L. Stine, Luísa Ducla Soares, etc.

Este encontrei-o num café perto de minha casa que tem uma estante onde podemos deixar um dos nossos livros e trazer um dos que lá se encontram. Estava a precisar de algo para ler numa tarde e, confesso, para desanuviar um pouco da leitura de O Monte dos Vendavais, que nem sempre é muito fácil!!

O olhar do Dragão é o primeiro volume desta série chamada Triângulo Jota, cujo nome se deve ao nome das três personagens principais: Joel, Jorge e Joana (nomes começados por J, portanto). Sendo o primeiro livro, além da aventura que era de esperar, temos uma pequena contextualização de como estes três amigos se juntaram e se tornaram um grupo quase dedicado ao combate do crime.

É óbvio que ler este livro agora, tantas anos depois, não tem em mim o mesmo efeito que tinha aos 12 anos. Agora vejo claramente as inúmeras coincidências e improbabilidades que regem este livro e outros como ele. Mas não deixa de ser um bom livro para se apanhar o bichinho da leitura! Por isso, como eu sempre digo, menos tablets e computadores para os jovens de hoje em dia e mais livros como este (ou alguns mais “educativos”, como a colecção Viagens no Tempo)!

Deixe uma Resposta

