[Opinião] “Percy Jackson e os ladrões do Olimpo” de Rick Riordan

Rick Riordan - Percy Jackson e os ladrões do Olimpo

Andava a adiar este livro há imenso tempo. Como ando a adiar tantos outros, aliás. Contudo, e como não me considero uma leitora muito esquisita e/ou preconceituosa, não tenho problema algum em admitir que volta e meia (e quando o tempo começa a aquecer então isto é mais visível) só me apetece mesmo é ler coisas leves, que não me ocupem muito a mente ou me importunem muito o espírito. As aventuras do Percy Jackson pareceram-me uma boa alternativa e não me enganei!

Para vos explicar esta história talvez deva começar por dizer que ela tem muitas semelhanças com a história do Harry Potter. Também aqui temos três amigos adolescentes que têm de salvar o mundo (ou um mundo específico, digamos assim) de um vilão qualquer e que vão sobrevivendo às coisas mais inacreditáveis. Contudo, se em Harry Potter temos feiticeiros e não feiticeiros, aqui temos deuses e não deuses (ou filhos de). Também temos uma personagem principal que, embora não seja orfã, desconhece o pai até certa idade (porque este era um Deus!) e na prática este continua inacessível até mesmo depois de o conhecer. A mãe (“simples” mortal) também nem sempre está presente e o padrasto é uma avantesma!

Sempre apreciei mitologia, embora baralhe a mitologia grega (retratada neste livro) com a romana e embora baralhe os Deuses todos e o que cada um fez. Mas gostei bastante desta maneira divertida como os diferentes mitos vão sendo apresentados, sem ser maçador ou uma imposição decorar tudo. Claro que ainda tem muito para andar até chegar aos pés de Harry Potter, e não li os volumes seguintes já porque acho mesmo que me cansaria deste registo, mas é uma boa alternativa para quem já leu Harry Potter e quer mais alguma coisa dentro do género.

Também se lê rápido, também nos apegamos facilmente a algumas personagens e também dá vontade de querer acompanhar o crescimento e as aventuras do Percy, que neste primeiro volume nos presenteia com toda uma aventura à volta do Raio de Zeus! Sei que há um filme baseado neste livro e o trailer parece até mesmo assustador, mas hei-de espreitá-lo assim que possível! O director deste filme, aliás, é o mesmo dos filmes do Harry Potter!

Convenci-vos? 😉

Deixe uma Resposta

