[Opinião] “Crónica de uma morte anunciada” de Gabriel García Márquez

Gabriel Garcia Márquez - Crónica de uma morte anunciadaNem sempre consigo ler autores que ganharam o Nobel da Literatura e, quando consigo, nem sempre concordo com essa atribuição. Mas no caso do Gabriel García Márquez é impossível não estar de acordo e querer ler mais coisas dele. Dele li, primeiramente, o Cem anos de solidão (péssima escolha para primeira leitura, devia ter sido a minha última deste autor) e já tinha lido uma vez tanto este, Crónica de uma morte anunciada, como o Memória das minhas putas tristes. Sábado passado, desafiada pela Raquel d’A toca do nunca, decidi participar numa maratona literária de 12h seguidas e estes dois pequeninos do G. G. Márquez foram dois dos meus escolhidos. E que livros…

G. G. Márquez conseguiu ter o título mais spoiler de sempre, o primeiro parágrafo mais spoiler da história e, mesmo assim, escrever um livro algo imprevisível. Nele, temos o relato das últimas horas de vida de Santiago Nasar, um jovem que está prestes a ser assassinado no dia da visita do bispo, algo que toda a gente comenta menos com ele! Isto porque Santiago foi agindo ao longo destas horas como se não tivesse medo, como se tudo estivesse bem, e ninguém queria acreditar que os seus assassinos (dois gémeos irmãos de uma recém casada não-virgem que acusa Santiago de a ter deflorado) o iam fazer de facto.

É uma história com vários avanços e recuos, ficamos sempre a pensar “é desta?”, e nunca sabemos ao certo quem deve ser considerada a maior vítima aqui (o Santiago que foi assassinado ou os que ficaram vivos e têm que conviver com o peso da sua morte?). O relato é feito vários anos após o crime e até nos fica a dúvida se será um relato fidedigno ou uma história contada e recontada. Esse é, aliás, mais um dos aspectos que fazem deste livro tão especial.

Uma leitura que recomendo, sem dúvida alguma!

Advertisements

One thought on “[Opinião] “Crónica de uma morte anunciada” de Gabriel García Márquez

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s