[Opinião] “Memória das minhas putas tristes” de Gabriel García Márquez

Gabriel Garcia Márquez - Memória das minhas putas tristesPara além do que já disse no post anterior sobre este autor, não posso deixar de salientar o incrível dom que ele tinha para dar títulos às suas obras. Não costumam ser lá muito pequenos, é um facto, mas dizem praticamente tudo sobre a história! Este, embora possa induzir em erro e levar-nos a pensar que se trata de um livro sobre prostituição (que não deixa de ser), sobre sexo (que não é lá muito) ou onde acontece algo de muito triste (que, em parte, acontece), é muito mais que isso.

Em Memória das minhas putas tristes temos um velho jornalista que ao completar 90 anos decide presentear-se com uma noite de sexo (amor?) com uma jovem virgem. Entra em contacto com uma velha amiga sua, que lhe “arranja” uma menina pobre de 14 anos disposta a sujeitar-se a isso. Acontece que na noite em que o acto se ia consumar a menina estava a dormir quando o velho chegou e ele, que em 90 anos nunca se relacionou com nenhuma mulher sem lhe pagar, decide não a acordar e antes contemplá-la.

Parece uma história de um velho babão e é quase isso. Mas também é bem mais que isso. É uma história de amor que se reflecte, entre outras coisas, nas crónicas que este jornalista escrevia no jornal para o qual trabalhava há imensos anos, nas atitudes algo juvenis que um velho apaixonado tem, e na força que o amor tem aos 9 ou aos 90.

Contudo, a meu ver, o Crónica de uma morte anunciada consegue ser melhor que este livro, na medida em que a sua leitura é mais fluída.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s