[Opinião] “Quem mexeu no meu queijo” de Dr. Spencer Johnson

Dr. Spencer Johnson - Quem mexeu no meu queijo

Não sou apreciadora de livros de auto ajuda, embora admita que há quem goste e, claro, nada contra. Acho sempre que se repetem um pouco e que são escritos por pessoas com o dom da palavra, que gostam de fazer dinheiro à conta disso. É o chamado dizer na hora certa o que os outros querem ouvir (ou ler, no caso). Mas isto não significa que não os leia uma vez por outra.

Há dias, mostraram-me um vídeo (que podem espreitar aqui) que retrata este livro e fiquei curiosa para ver o que teria o livro que o pequeno vídeo não mostrasse. Pois bem, nada. Era uma cópia relativamente fiel e a horita que perdi a lê-lo não acrescentou nada que eu já não tivesse visto.

Em Quem mexeu no meu queijo? (o título parece estranho, eu sei), temos a história de dois ratos e dois homenzinhos, cada um com personalidades diferentes. Estes quatro personagens vivem no mesmo labirinto e sobrevivem graças ao queijo que comem. Um dia, o local de onde costumavam retirar esse queijo deixa de ter queijo e os quatro são obrigados a procurarem o sustento ou deixarem-se morrer à fome. Em suma, é uma tentativa de nos ensinar algo sobre a mudança, sobre as formas como a podemos encarar.

Não é mau, mas não deixa de ser algo cliché!

2 thoughts on “[Opinião] “Quem mexeu no meu queijo” de Dr. Spencer Johnson

  1. Olá Silvéria,

    Também já li este livro há uns anos e também achei o mesmo. Nada de mais, nada de extraordinário. Mas falavam tanto do livro que eu tive que ler.
    O vídeo não conhecia.

    Beijinhos e boas leituras

Deixe uma Resposta

