[Opinião] “Os linhos da avó” de Rosa Lobato de Faria

15535867Desde a minha leitura de A trança de Inês (livro que tenho numa edição da Leya com uma belíssima capa) que sou apaixonada pela escrita da Rosa Lobato de Faria. Digamos que foi um amor à primeira vista! A juntar a esse facto, a Leya faz sempre belíssimas capas nos livros que publica da autora (vejam Alma trocadaOs três casamentos de Camila S.) e é impossível resistir-lhes.

Comprei recentemente o Alma trocada e Os linhos da avó e é sobre este último que vos quero falar hoje. Os linhos da avó é um livro de contos e até esta capa dá mesmo a sensação de estarmos perante um local onde avó e neta (digo neta e não neto precisamente por causa de um dos contos deste livro que lhe dá nome) podem partilhar experiências e beber chá. São 22 contos, com diferentes níveis de interesse e até mesmo de qualidade, mas que no seu conjunto formam um livro bem agradável de ser lido.

Confesso que alguns contos foram para mim altamente enternecedores e outros nem por isso. Gostei particularmente da ironia dos primeiros, do próprio conto Os linhos da avó e até do Um banco de jardim, uma espécie de reflexão sobre a morte. Em Mulher temos um constatar do poder de atracção que uma mulher pode ter sobre um homem e em O sétimo sentido a autora defende a intuição e as artes como sexto e sétimo sentidos.

Um ou outro contos foram algo maçadores, como Ao sabor do corpo, mas fazendo um balanço trata-se de um livro que merece as 3 estrelas sem grande esforço. Ainda assim, continuo a preferir o A trança de Inês que, além de poético na escrita, é poética quanto à própria história, algo que não aconteceu com todos estes contos. Seguir-se-à Alma trocada, um livro sobre a homossexualidade masculina, e veremos se esta minha paixão pela autora veio para ficar!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s