[Opinião] “Jesus Cristo bebia cerveja” de Afonso Cruz

22368918Depois de ler o Para onde vão os guarda-chuvas era impossível não querer ler mais nada de Afonso Cruz. Claro que podia ter esperado mais tempo entre uma leitura e outra (nem uma semana passou!), mas não resisti!!!

Tinham-me avisado que este Jesus Cristo bebia cerveja não era tão genial como o primeiro livro que eu tinha lido do autor. Não me mentiram. Embora o forte aqui também tenha sido as personagens, esta é uma história mais rebuscada, algo confusa, embora irónica em alguns aspectos. A escrita do autor continua a ser linda, continuamos a ter algumas frases simples e certeiras, mas a magia de Para onde vão os guarda-chuvas não a encontrei aqui.

Embora esteja um pouco farta de histórias que se passam no Alentejo e que, de certa forma, o ridicularizam, este livro foca-se noutros pormenores que nem sempre encontramos, nomeadamente em pessoas pouco típicas nesta zona do país. Ainda assim, a referência à religião é uma constante, algo que já tinha acontecido em Para onde vão os guarda-chuvas (na verdade é ao contrário, porque este livro é de 2012 e o dos guarda-chuvas de 2014), basta atentar neste título e nesta capa que causam urticária a qualquer católico convicto!

No que diz respeito às personagens, achei bonito o facto de Rosa querer levar a avó a Jerusalém, mas Rosa teve uma série de outras acções que reprovei, não só em relação aos homens da sua vida, como no que diz respeito ao final que a sua relação com a avó aparentemente tão adorada teve. Ainda assim, finais que desagradam o leitor são o ponto forte de Afonso Cruz, por isso começo a habituar-me!

No entanto, reconheço o mérito deste autor no que envolve a construção das personagens. Não é, à primeira vista, fácil juntar um pastor, um professor, um padre, uma inglesa rica… mas Afonso Cruz consegue tudo, este homem pode tudo!!

Talvez não seja justo classificar este livro com três estrelas, mas basta ler algo mais profundo do autor para perceber que este livro é de qualidade inferior. É a minha opinião, e sei que muita gente gostou mais dele do que eu, mas provavelmente porque ainda não experimentaram outras obras dele. Mas é uma história que não me marcou e, embora a tenha lido em menos de 24h, sinto-me até no “direito” de exigir mais deste escritor 😉

Advertisements

3 thoughts on “[Opinião] “Jesus Cristo bebia cerveja” de Afonso Cruz

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s