[Opinião] “Confundir a cidade com o mar” de Richard Zimler

12368797Desde que estive presente num evento da Feira do Livro do Porto 2015 com o Richard Zimler que simpatizei logo com ele e é certo e sabido que ter empatia com um autor é meio caminho andado para se querer lê-lo. Poucos dias depois disso já estava eu a comprar O último cabalista de Lisboa (que ainda não li) e este livro de contos, Confundir a cidade com o mar, que tem esta capa lindíssima. Decidi começar por este último por ser uma colectânea de pequenas histórias, mas não sei se fiz bem!

A verdade é que alguns destes contos (como Aprender a amar ou Ladrões de memórias) até foram uma leitura relativamente agradável, sem nada que me marcasse particularmente, mas talvez tenham sido mais os contos que foram algo penosos de ler e até de compreender, pois nem sempre entendi a sua pertinência (foi o caso de A um pássaro ou No mato grosso). Embora aqui o autor atravesse vários países, culturas e religiões, a verdade é que tirando o conto Ernst (mais ligado às artes, uma área que me interessa bastante), mais nenhum outro me tocou ou achei particularmente cativante.

A escrita do autor é boa, disso não há dúvidas. Mas fiquei com a sensação que ou o Richard Zimler não sabe tornar claro para o leitor as suas sensibilidades, ou eu, leitora, é que não as soube captar. Talvez seja ambas as situações. Acho que preciso de um livro com uma história única e mais desenvolvida para lhe fazer uma correcta avaliação!

2 thoughts on “[Opinião] “Confundir a cidade com o mar” de Richard Zimler

Deixe uma Resposta

