[Opinião] “O médico e o monstro” de Robert Louis Stevenson

8737494Em primeiro lugar, vou deixar um recado direccionado às pessoas que têm esta edição em particular: não desistam da leitura deste livro por causa da tradução! Embora no inicio a coisa até não vá correndo muito mal, a verdade é que a páginas tantas vemos “trem” em vez de “comboio” ou os sinais de exclamação utilizados em espanhol! Ok que este livro saiu gratuitamente com um jornal, mas…

Em O médico e o monstro, ou Dr. Jekyll and Mr. Hyde como é conhecido, temos a história do médico Jekyll, um homem respeitado e inteligente que mantém uma invulgar relação com Hyde, um homem baixo, de aparência estranha, de ar sinistro. Utterson, advogado e amigo de Jekyll, tenta alertá-lo para o facto de Hyde ser de carácter duvidoso e de já ter sido acusado de algumas façanhas impróprias, mas Jekyll parece não querer saber e deixou, inclusive, os seus bens a Hyde em testamento.

Toda esta história gira em torno das peças que Utterson tenta juntar para que esta estranha amizade entre o médico e Hyde faça sentido e confesso que a resolução desse mistério, que está presente sobretudo no último capítulo deste pequeno livro, me deixou boquiaberta. Acho que para isso contribuiu o facto de não ter lido sinopses (não leiam, algumas revelam coisas que não deviam neste caso) nem ter visto nenhum filme baseado nesta obra.

Este livro é considerado um dos clássicos do terror e percebo bem porquê: é todo um mistério em volta da amizade entre duas pessoas que toma proporções algo assustadoras e, embora talvez não muito reais, que fazem sentido dentro deste tipo de ficção. Nem sempre é fácil escrever terror sem se cair no ridículo e no inverosímil, mas aqui temos todo um pensamento que é preciso desenvolver à parte da história que desafia o leitor e que não o deixa descansar enquanto não chegar ao final.

Este é mais um livro bom para ler em um dia, pois nem duas horas demorei a lê-lo (e reli algumas partes para ter a certeza que não estava a delirar!), e não esperem pelo próximo mês do terror para o lerem! Vão por mim 🙂

Anúncios

2 thoughts on “[Opinião] “O médico e o monstro” de Robert Louis Stevenson

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s